O Bispo de Salto, Dom Pablo Galimberti, lembrou em um recente artigo os 150 anos da publicação da origem das espécies” e o bicentenário do nascimento de Charles Darwin, e indicou que a teoria da evolução e a criação, “longe de contrapor-se podem harmonizar-se muito bem”.
Em um artigo publicado noJornal Mudança, o Ex-presidente do Episcopado Uruguaio explicou que “a noção judeo-cristã da criação não se refere somente à origem temporária do mundo ou das espécies. O ato criador se refere mas bem à dependência radical de todo ser contingente em relação ao Criador”.
“Consiste –indicou-, no mesmo fato de existir, sem importar a história evolutiva de um ser, que requer um fundamento em um Princípio Criador. A compreensão do início temporário da espécie através dos mecanismos naturais da evolução não exclui para nada a exigência de dependência radical do existir”.
O Prelado também se referiu a “Intelligent Design”, cujos partidários postulam “a intervenção reiterada e necessária de Deus para explicar fenômenos naturais mais complexos”. “Sustentar isto –advertiu-, significaria que Deus deu à realidade leis imperfeitas que não lhes permitem alcançar sua finalidade e necessitam periódicas correções”.
Dom Galimberti lembrou que João Paulo II “expressou que a evolução dos viventes é ‘mais do que uma mera hipótese’. Se aceita, portanto, a origem evolutiva do corpo humano como uma autêntica teoria científica, ou seja, como um dos instrumentos com os quais compreendemos o mundo (embora como toda teoria, nunca é definitiva nem absoluta)”.
Do mesmo modo, acrescentou, Bento XVI sendo Cardeal expressou “que o fenômeno humano não se limita unicamente à componente biológico, como o demonstra o mesmo feito de nos expor a pergunta a respeito de nossa especificidade humana. Basta comparar o áspero chiado de um símio com o balbuciar de uma criatura humana”.
“Através da compreensão do caminho evolutivo, podemos contemplar a sinfonia de  formas de vida que, através de leis que Deus mesmo deu à natureza, evoluem de modo admirável”, afirmou o Bispo uruguaio.