A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) emitiu uma nota de imprensa em que assinala que o Núncio Apostólico neste país, Dom Aldo Cavalli, depois de qualificar como “fenômeno grave e triste” a situação das crianças desnutridas no país, chamou o governo e às autoridades a “gastar dinheiro no essencial”: comida para as crianças.
“Podemos ajudar com Cáritas, com obras de beneficência. Temos que gastar dinheiro no que é essencial. As crianças e a comida para que eles se desenvolvam é uma das coisas essenciais”.
Dom Cavalli ecoou ao chamado do diretor do Secretariado Nacional de Pastoral Social (Cáritas Colombiana), quem assinalou que “na maioria dos casos se trata de casos de desnutrição crônica moderada, mas que uma percentagem das crianças sofrem desnutrição severo”.
Em declarações à emissora Caracol Radio, o Secretário explicou além que “os índices de desnutrição infantil são particularmente altos em departamentos como La Guajira cubana, especificamente em Manaure, assim como em Atlântico, Norte de Santander, Nariño, Boiará, o Eixo Cafeeiro e inclusive em Bogotá”.
A nota indica que “diante deste panorama, as organizações sociais e o governo devem adotar ações focalizadas nos lugares onde se observa maior quantidade de casos de desnutrição em menores de idade”.