Recordando que Cáritas não é mais  uma organização caritativa, o Cardeal Jaime Ortega, Arcebispo de Havana, destacou o décimo aniversário desta instituição em sua arquidiocese e explicou que a missão da Igreja se deve distinguir por sua atitude de fé.

Durante a Missa celebrada no Convento da Imaculada, o Cardeal assinalou que desta atitude de fé nasce a disposição da Igreja de servir aos homens.

“De uma relação muito pessoal com Deus e com abertura total para toda a comunidade humana, é que a Igreja sustenta sua obra missionária e presta sua contribuição aos necessitados”, afirmou o Card. Ortega e acrescentou que isso “se resume em missão, serviço, espiritualidade eclesiástica e amor solidário”.

Depois de recordar que a Igreja não seleciona a quem vai servir, mas sim é o Senhor quem apresenta os mais necessitados, o Cardeal recordou que toda atividade eclesiástica necessita da oração para seguir em frente. Indicou que para isso é necessário escutar o que Deus quer de nós e o curvar nossa vontade frente à Ele.

O diácono Lionel Pérez, presidente de Cáritas Havana, explicou que a primeira Cáritas paroquial apareceu em 12 de dezembro de 1990 na paróquia São Martinho de Porres.

Entretanto, somente em 1994 esta experiência se estende a outras paróquias, por isso se toma esse ano como sua data de início na capital cubana.

Em sua homilia, o Arcebispo de Havana recordou que em uma ocasião, quando um furacão passou por Matanzas, o então Bispo da diocese, Dom. Mariano Vivanco, já falecido, expressou a importância de receber ajuda do estrangeiro, mas ressaltou que mais significativo era o apoio recebido dentro do país porque ficava de manifesto a solidariedade cristã que deve distinguir a caridade na Igreja.