O Papa João Paulo II destacou hoje os três objetivos que procurarão os prelados de todo o mundo no próximo Sínodo de Bispos centrado no tema da Eucaristia.

O Santo Padre recebeu os participantes da reunião do Conselho Ordinário da Secretaria do Sínodo dos Bispos, congregado no Vaticano para preparar a reunião de outubro de 2005 que terá como tema central “A Eucaristia, fonte e cume da vida e da missão da Igreja”.

A um ano do encontro, o Papa precisou que os bispos deverão confirmar a fé, renovar a comunhão entre os pastores da Igreja, e promover a caridade; além disso observou que a preparação do Sínodo coincide com o Ano da Eucaristia.

"Este é um caso especial de reciprocidade entre a Igreja universal e este sínodo. Durante este ano, a Igreja e o Sínodo estão convergindo em uma mesma meta: Cristo na Eucaristia", indicou.

“O próximo Sínodo oferecerá  mais uma vez a oportunidade propícia para que, na Igreja, confirme-se a fé no adorável mistério da Eucaristia, renove-se a comunhão colegial e hierárquica, promova-se a caridade fraterna”, indicou o Papa.

Do mesmo modo, recordou que o Sínodo dos Bispos foi instituído em 1965, pelo Papa Paulo VI, em resposta a pedidos expressos pelos participantes no Concílio Vaticano II.

João Paulo II expressou seu desejo de “que a Igreja, renovada pelo redescobrimento do dom e do mistério da Eucaristia, possa estender sua inesgotável riqueza de vida aos que estão perto e os afastados, em uma urgente obra de nova evangelização”.