O Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, em referência à próxima eleição presidencial, lembrou aos fiéis que têm uma “responsabilidade diante de Deus e da sociedade”; e insistiu aos partidos políticos a realizar o processo eleitoral de maneira transparente e pacífica.
O Prelado assinalou que cada cidadão deve “aproximar-se às urnas na próximo domingo para eleger ao presidente da República com responsabilidade, serenidade e em um clima de oração”.
“Votar é um direito, mas também um dever. Por isso, abster-se de ir às urnas sem ter para isso motivos que realmente o justifiquem seria uma grave irresponsabilidade social”, precisou.
“Embora a diferença do ganhador seja mínima, deve-se respeitar. Deve existir maturidade. Não é conveniente que haja violência. Quem não saiu ganhador tem que aceitar a vontade do povo. Se foi uma diferença mínima, não importa. Uma só pessoa é importante, um só voto é importante”, lembrou.
Defesa do matrimônio
Conforme assinalou o Jornal de Hoje, “a Assembléia Legislativa está pendente de ratificar as reformas aos artigos 32, 33 e 34 da Constituição, que definirão o matrimônio como a união entre um homem e uma mulher e fecham a porta a legitimar qualquer união homossexual formalizada em outros países”.
O Arcebispo de São Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, sustentou que “durante três anos se realizou uma campanha de parte de bispos, sacerdotes e leigos para defender os valores fundamentais da família”; e pediu por isso “a todos (os salvadorenhos) nos unir em oração para que Deus ilumine as mentes e mova as vontades de nossos deputados”.
A Assembléia Legislativa aprovou durante o período 2003-2006 esta reforma à Constituição, mas para que entre em vigor deve ser ratificada com 56 votos.