O Arcebispo de Correntes, Dom Andrés Stanovnik, cumprimentou as mulheres argentinas pelo Dia Internacional da Mulher celebrado no domingo 8 de março, e advogou pela promoção de sua dignidade sem distorções ideológicas.
Da Basílica de Nossa Senhora do Itatí, o Arcebispo manifestou sua gratidão a Deus pela criação da mulher e saudou “todos os progressos que se realizaram para refletir na mulher e no varão esse amoroso intuito do Criador”.
“Entretanto, ainda há muito caminho por fazer. O machismo, do que tanto se falou nestes dias, a perversa tendência a golpear física e moralmente à mulher, as distorções ideológicas que se propõem como solução, desvalorizações e agressões que ainda padece um grande número de mulheres, tem a mesma origem que toda violência que se exerce sobre outra pessoa: um coração doente de soberba e de egoísmo, que se afasta de Deus e se fecha ao diálogo e ao encontro com o outro”, indicou.
Do mesmo modo, explicou que “a vocação e missão a construir comunidade se origina em Deus que os criou. Se perdêssemos essa visão essencial de unidade e colaboração mútua, que possuem o varão e a mulher, ficaríamos com dois indivíduos isolados e sem sentido”.
“A mulher e o varão poderão reconhecer mais nitidamente sua própria identidade na medida que estejam perto, permaneçam vinculados e fiéis, e vivam uma essencial disposição de reciprocidade e complementariedade. Somente se estiverem juntos, preparam-se para ser missionários do amor e da vida. O encontro com Jesus Cristo vivo e sua inserção na Igreja, os tornará ainda mais plenos e felizes”, concluiu.