Em seu programa radial Diálogo de Fé, o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, enviou sua bênção às mulheres peruanas com ocasião do Dia Internacional da Mulher celebrado este domingo.
Conforme informa o Escritório de Comunicações e Imprensa do Arcebispado de Lima, o Cardeal Cipriani ao finalizar seu programa “enviou sua bênção a todas as mulheres do Peru com ocasião do Dia Internacional da Mulher”.
Do mesmo modo, ante a pretendida criação do Museu da Memória cuja construção no Peru apoia o governo alemão e que recolheria unicamente duas décadas da história peruana emolduradas no terrorismo (1980-2000), o Arcebispo de Lima afirmou que a identidade peruana é “extremamente sagrada” para ser exposta “enxergando parte importante de todo nosso legado cultural apenas desde um ponto de vista".
"Quando a gente quer estabelecer uma memória, a memória arranca do primeiro início. Parece-me que estariamos indo além do devido se quisermos fazer desta tentativa de uma versão dos fatos de alguns anos,  o museu da história. Não é cristão, aí não vejo muita reconciliação e tampouco ajuda a que o Peru entenda melhor sua vida”, precisou.
De igual maneira, o Cardeal cumprimentou a atitude do Presidente Alan García de invocar o “levar as relações bilaterais com Chile com mais calma e não com um aproveitamento político”.