O Papa Bento XVI concluiu hoje os tradicionais exercícios espirituais de Quaresma que cada ano realiza junto à Cúria Vaticano. O Pontífice agradeceu as reflexões do Cardeal Francis Arinze, encarregado de dirigir nesta ocasião as meditações e expressou seu desejo de que muitos as leiam e as levem "a sério".

Ao terminar os dias de meditação, que começaram no domingo passado, o Santo Padre ofereceu um breve discurso e assinalou que o Cardeal Arinze mostrou durante os exercícios espirituais onde está Jesus: "em sua Igreja, em sua palavra, na Santíssima Eucaristia".

"A sua não foi uma acrobacia teológica. Não nos ofereceu acrobacias teológicas, mas sim nos deu uma sã doutrina, o pão bom de nossa fé", indicou e adicionou que "sua teologia, como nos há dito, não foi uma teologia abstrata, mas sim marcada por um são realismo. admirei e me gostou desta experiência concreta de seus cinqüenta anos de sacerdócio, dos que o senhor falou e à luz dos quais nos ajudou a concretizar nossa fé".

Os exercícios espirituais tiveram este ano como tema "O sacerdote encontra a Jesus e o segue". O Cardeal Arinze é Prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

"Obrigado, Sua Eminência, por sua orientação. Com um novo impulso e nova alegria empreendemos o caminho para a Páscoa. Desejo a todos boa Quaresma e Semana Santa", concluiu o Papa.