O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, fez um chamado aos venezuelanos a viver esta Quaresma como um tempo de conversão e reconciliação no que não tenham lugar as manifestações de violência.
“Nesta Quaresma os convido especialmente a rechaçar tudo quanto tenha a ver com a violência: o ódio, a ira e a agressividade, a discórdia, a cobiça, a injustiça”, indicou o Purpurado em sua mensagem por Quaresma e precisou que “diante da violência criminal e o vadiagem desatada que enluta e cheia de lágrimas tantos lares venezuelanos, especialmente das classes populares, os católicos reafirmam a grandeza da vida humana, e o respeito que se deve a toda pessoa”.
“Convido a todos a nos fortalecer nesta convicção profunda de nossa Santa religião. O seqüestro, o assassinato, o sicariato, são pecados muito graves. São delitos e crímes que devem ser sancionados com firmeza conforme à Constituição e as leis”, adicionou.
Do mesmo modo, lembrou que “o consumo e tráfico de drogas estão na raiz de muitos desses crímes; por isso devem ser combatidos frontalmente. O Governo em seus distintos níveis e com seus distintos poderes está na muito grave obrigação de preservar a vida e o patrimônio de todos os habitantes do país. A quem tenha seguido o caminho do crime e a delinqüência os convido a mudar de vida, a converter-se de coração, e reintegrar-se à sociedade respeitando o direito à vida e à propriedade de todos os cidadãos”.
“O Senhor nos dá de presente este santo tempo de Quaresma para nos convidar à conversão a fim de que, renovados interiormente pelo Espírito Santo e nos apartando do pecado em qualquer de suas formas, vivamos realmente de acordo a nossa fé, e nos preparemos a celebrar com alegria e o coração cheio de Deus, o gozo da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”, explicou o Arcebispo.
“Digamos todos: Sim à vida e não à morte! Examinemos nossas consciências e rechacemos tudo o que nos leve a violência em nossa vida pessoal e social: a ira e a soberba, a vingança, o rancor”, indicou.
O Cardeal Urosa convidou aos venezuelanos “a aproveitar esta Santa Quaresma para aproximar-se dos sacramentos, fontes de vida e salvação. nos aproximemos arrependidos à sacramento da reconciliação e recebamos a Cristo na sagrada comunhão”.
“Intensifiquemos nossa oração e práticas religiosas, especialmente a participação na Santa Missa dominical. Acolhamos o chamado à penitência, mortificação e sacrifício: e sejamos generosos com nossos bens, saindo ao encontro dos necessitados”, concluiu.