A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), pediu que "diante do atual desânimo de um país que parecesse não ter rumo", os poderes do Estado dêem "claras amostras de trabalhar pela superação da ignorância, a pobreza e a corrupção".

Ao finalizar sua 184º Assembléia Plenária, os bispos emitiram uma mensagem por Quaresma em que também chamaram "aos atores sociais e políticos, em especial aos católicos", a convergir "entreabro a alguns valores e objetivos centrais que permitam traçar um caminho para um projeto país coerente que mude as condições atuais de vida, em uma sociedade mais justa".

A CEP lembrou que os problemas que vêm de anos atrás "não se solucionam da noite para o dia, e requerem uma clara condução nacional". Advertiu que as expectativas escolhidas pelo povo "podem cair em uma anarquia com o perigo de sérias conseqüências políticas e sociais".

Os bispos também advertiram que a atual crise econômica "limita ainda mais os já escassos recursos" e dificulta a solução de problemas como a desnutrição infantil.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Por isso, convidaram aos paraguaios a aproveitar a Quaresma, pois "desde nossa fé cristã estamos chamados a renovar nossa esperança na possibilidade de mudança de vida tão pessoal, social e eclesiástico". "A Quaresma é uma oportunidade para nos expor os desafios nacionais de uma espiritualidade, fruto de nossa conversão, que se expressa em compromissos de amor para outros", afirmaram.

"A falta de trabalho, de saúde e alimentação, entre outros, interpelam-nos mais que nunca neste tempo de Quaresma a uma solidariedade que compartilhe seu pão. A vida da Igreja Católica não é alheia à crise econômica generalizada e repercute no sustento de sua ação pastoral", assinalou a CEP.

A mensagem pode ler-se em http://www.episcopal.org.py/noticia_det.php?n=116