A Conferência Episcopal de Nicarágua (CEN), emitiu sua mensagem de Quaresma no que afirmou que a conversão pessoal dos nicaragüenses é necessária para a “conversão social” do país.
“Os pecados pessoais como o egoísmo, a ambição pessoal e a violência são a raiz dos pecados sociais, estes ‘são o fruto, a cumulação e a concentração de muitos pecados pessoais’”, expressou o texto, citando ao Servo de Deus João Paulo II.
Os bispos exortaram a tomar consciência do pecado, porque somente desta maneira se pode empreender o caminho certo. “Chamado à conversão social que deve alcançar a todos, do servidor público e privado em seu mais alto grau até o mais anônimo dos nicaragüenses, cada um em sua consciência sabe o que tem que mudar”, indicaram.
Os bispos lembraram que “em Nicarágua fomos protagonistas e vítimas de muitos pecados sociais”, como a corrupção, o egoísmo coletivo, as injustiças, o narcotráfico, os abortos, a destruição do meio ambiente, a pobreza, a desordem moral, entre outros.
Nesse sentido, indicaram que a Quaresma é o caminho de preparação espiritual para a Páscoa e “uma oportunidade grande para alcançar a verdadeira conversão no interior de cada pessoa e na amplitude de nossas estruturas sociais”.
Finalmente, a CEN convidou aos fiéis a fazer da última semana de Quaresma, “uma semana de especial penitencia pela conversão dos nicaragüenses”. Durante esses dias, assinalou, “exortamos a nossos sacerdotes, religiosos e responsáveis por comunidades” a organizar jornadas de oração, penitência, caridade e outro tipo de práticas “que nos ajudem a conseguir uma sincera conversão de todos”.