Um sacerdote em São Francisco denunciou a venda em uma loja local de um círio com a imagem do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como se fora o venerado santo peruano São Martinho de Lima.

Conforme informa Catholic News Agency, que recolhe informação do São Francisco Chronicle, o Pe. Tony La Torre da Igreja St. Philip the Apostle in Noe Valley, invocou aos fiéis a boicotar ao "Just For Fun card and novelty shop", aonde se vendem estes círios que mostram a Obama na clássica imagem de São Martinho de Lima sustentando um crucifixo.

Para o sacerdote, este círio se "brincadeira de Jesus" e "denigre-se a um dos nossos queridos Santos de uma maneira não muito Santa". "Chama-me a atenção que em uma vizinhança familiar, algum vendedor tenha algum tipo de ódio para levar tal mercadoria só para ganhar uns dólares", escreveu o Pe.La Torre no boletim de sua paróquia, de acordo ao informado pelo São Francisco Chronicle.

Robert Ramsey e David Eiland, os donos do negócio aonde se vende o círio, comentam que já venderam 700 desde Natal. "Isto é sozinho por diversão", diz Ramsey.