Em sua mensagem pelo início do ano escolar na África do Sul, o Episcopado deste país destacou a importância das escolas católicas na missão da Igreja, e a urgência das sustentar no econômico, cultural e espiritual.

No texto assinado pelo Dom Buti Joseph Tlhagale, Arcebispo de Johanesburgo e Presidente da Conferência de Bispos Católicos da África do Sul disse que os prelados desejam "expressar o profundo reconhecimento por aqueles que trabalha nas escolas católicas. Como bispos reafirmamos nosso esforço inequívoco a favor das escolas católicas fundadas no Evangelho, centrado em Cristo, e que se esforçam por ser comunidades de atenção, altruísmo e compartilhar".

A mensagem também sublinha que "o ensino foi e segue sendo uma parte importante da missão da Igreja. Nossas escolas se esforçam por ajudar a todos, ricos e pobres, a crescer na fé e integrar a fé com a experiência. Inspiradas no Evangelho, as escolas católicas respeitam a liberdade e a dignidade de todo ser humano e desenvolvem as qualidades de integridade pessoa, valor moral e responsabilidade social que são sinais da autêntica personalidade cristã".

Para os bispos de África do Sul, os professores nas escolas devem "testemunhar a missão de Cristo na realização de uma sociedade apoiada nos princípios de amor, verdade e justiça. Além disso, os professores estão chamados a preparar a seus estudantes a ser membros ativos e responsáveis pela sociedade".