Desconhecidos roubaram um valioso sino de mais de 200 anos de antigüidade da igreja de Térraba, na Costa Rica. Este prezado objeto tinha incrustações de ouro e foi sustraído na madrugada do domingo.

Conforme explica o jornal La Nación, este templo está localizado exatamente no Potrero Grande do cantão Buenos Aires, Puntarenas. A notícia do roubo foi confirmada pelo Organismo de Investigação Judicial (OIJ) em São José.

“Não sabemos como fizeram porque estava no campanário, como a 15 metros de altura, mas a baixaram e a levaram quem sabe no que”, contou Víctor Rojas, oficial da Força Pública local. Conforme disse, o templo afetado não conta com grades nem outros dispositivos de segurança e tampouco tinha vigilância.

O policial assegurou que se trata do segundo roubo que cometem no templo de Térraba desde no ano anterior. “Antes se tinham levado um sino mais pequeno e agora voltaram pela grande”, acrescentou.

"As autoridades estimaram o valor do sino roubado em mais de 500 milhões (de cólones, 886 mil dólares), conforme os informes subministrados pelo Conselho Pastoral de Térraba à Polícia".

La  Nación precisa que os ladrões "as engenharam para descer o sino sem despertar a vários aldeãos quem vive perto do templo".

No templo local mantinham até faz três anos outras relíquias, algumas das quais também foram roubadas. Por isso, as que se salvaram foram se localizadas em lugares mais seguros. Térraba é uma população pequena onde quase nunca se registram delitos, segundo a Força Pública.