Ao receber esta manhã aos bispos da Conferência Episcopal da Nigéria em visita "ad limina", o Papa Bento XVI alentou aos prelados a continuar em seu serviço fiel à Igreja e à sociedade, promovendo o crescimento da fé dos católicos, a promoção do matrimônio e a família assim como seu serviço de guia às realidades da vida social do país.

Ao iniciar seu discurso, o Papa ressaltou o aumento do número de batizados no país e ao mesmo tempo como as vocações foram também crescendo. Por isso, ressaltou, é necessário uma adequada formação dos agentes pastorais no "ensino da arte da oração, alentar a participação na liturgia e os sacramentos, pregação correta e relevante, instrução catequética e guia moral e espiritual. Desta bases floresce a fé cristã, e gera paróquias vibrantes e um serviço generoso a uma comunidade mais ampla".

"Vós mesmos, com vossos sacerdotes, tendes que liderar com humildade, desprendimento das ambições mundanas, oração, obediência à vontade de Deus e transparência no governo. Desta forma vos converteis em sinal de Cristo o Bom Pastor".

Ao falar logo sobre a liturgia, o Santo Padre alentou a "formação litúrgica dos sacerdotes e evitar excessos estranhos. Segui neste caminho tendo em conta que o diálogo de amor e a veneração do Senhor está relacionada com a adoração eucarística nas paróquias, comunidades religiosas e em outros lugares adequados".

Seguidamente o Pontífice se referiu aos conflitos étnicos na Nigéria e expressou seu aprezo por "aqueles de vós que aceitaram uma missão pastoral fora dos limites de seus próprios grupos regionais ou lingüísticos e agradeço aos sacerdotes e pessoas que os receberam e apoiaram. Vossa prontidão para adaptar-se a outros é um sinal eloqüente de que, como uma nova família de todos os que acreditam em Cristo não há lugar na Igreja para nenhum tipo de divisão".

"Os catecúmenos e os neófitos têm que aprender a aceitar esta verdade enquanto se vão comprometendo com Cristo a uma vida de amor cristão", precisou.

Bento XVI também se referiu a vital importância da formação adequada para os seminaristas, que devem aprender através da "direção espiritual, o sacramento da reconciliação, a oração e a meditação das Sagradas Escrituras".

O Papa logo se referiu à necessária promoção do matrimônio e a vida familiar em que os prelados, disse, "devem exercer com responsabilidade e zelo sua solicitude nesta área de prioridade pastoral. Cursos para casais de prometidos, catequese geral e específica sobre o valor da vida humana, o matrimônio e a família fortalecerão a seus fiéis para os desafios que se lhes apresentam pelas mudanças na sociedade. Do mesmo modo, não deixeis de alentar às associações e movimentos que validamente assistem aos casais casados para viver seus compromissos de fé e matrimoniais".

Depois de ressaltar seu importante compromisso no diálogo interreligioso, especialmente com os muçulmanos, o Papa Bento XVI destacou a dedicação dos bispos "para oferecer comentários iluminados dos valores católicos para confrontar os problemas atuais da nação". "A lei natural, inscrita pelo Criador no coração de todo ser humano, propriamente entendida e aplicada às realidades cívicas e políticas, não reduzem de maneira nenhuma a fila de opções políticas válidas", acrescentou.

"Ao contario, constituem uma garantia oferecida a todos os cidadãos para uma vida de liberdade, com respeito a sua dignidade, como pessoas; e proteção da manipulação ideológica e abuso que se apóia na lei do mais forte".

"Com confiança no Senhor –prosseguiu o Papa– segui exercendo a vossa autoridade episcopal na luta contra as práticas injustas e a corrupção e contra todas as causas e formar de discriminação e criminalidade, especialmente contra o degradante trato às mulheres e a deplorável prática do seqüestro. Ao promover a Doutrina Social Católica oferecei vossa leal contribuição ao país e ajudai à consolidação da ordem nacional apoiada na solidariedade e em uma cultura de direitos humanos".

"Encomendando-vos a vós e aos que são confiados ao vosso cuidado pastoral às orações da Beata Cyprian Michael Iwene Tansi e à maternal proteção de Maria, Mãe da Igreja, de coração vos reparto minha Bênção Apostólica", concluiu.