O Arcebispo de Lubango (Angola), Dom Zacarias Kamwenho, agradeceu em uma Eucaristia celebrada nesta capital à organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) por toda a ajuda que recebe desta instituição para a Igreja neste país africano, que dentro de pouco receberá a visita do Papa Bento XVI.

“A Igreja em Angola é muito jovem. Recém em 2002, morreu um dos rebeldes mais importantes do país e após experimentamos uma época mais tranqüila, de paz com a que se pode fazer um trabalho missionário muito mais profundo”, explicou o Prelado.

O trabalho com AIS, disse logo, "é sobre tudo pastoral. Ajuda-nos bastante com bolsas de estudo, ou quando enviamos um sacerdote a Roma a estudar. Também através do Portugal e agora do Chile, estamos recebendo apoio".

Parte importante também desta colaboração que lhe brindou AIS, dá-se através da Escola da Fé, ideada para que os catequistas aprofundem a pedagogia de “ensinar o Senhor aos outros”. “Os jovens sempre surpreendem, são entusiastas e muitas iniciativas surgem deles. Por exemplo, os que vão estudar à capital, quando retornam a seus povos no interior, sempre se preocupam de ajudar aos mais pequenos para que tenham as mesmas oportunidades”, acrescentou o Arcebispo.