O Partido Alternativa Espanhola (AES), entregou na embaixada dos EUA “uma nota de protesto” pela decisão do Presidente Barack Obama “de retirar barreiras à prática do aborto”.
Através de uma nota de imprensa, AES informou que uma representação do partido entregou à sede diplomática “uma nota de protesto pedindo que se mantenham as restrições postas em vigor pelo Presidente Ronald Reagan”.
Como se lembra, em 23 de janeiro Obama assinou uma ordem executiva levantando as restrições que por anos evitaram que o dinheiro dos contribuintes americanos fora usado para financiar a prática e promoção do aborto no mundo.
Durante oito anos, o aborto não podia ser financiado com dinheiro público graças a “Mexico City Policy”, uma iniciativa que nasceu em uma conferência de Nações Unidas realizada no México DF em 1984 durante o governo do republicano Ronald Reagan.
Entretanto, em janeiro 1993, durante a administração democrata de Bill Clinton se revogou esta proibição; mas em janeiro de 2001 George W. Bush, restabeleceu-a com a convicção de que os impostos dos cidadãos não deveriam usar-se para pagar abortos ou financiar o trabalho dos abortistas.
A decisão de Obama de financiar o aborto com dinheiro dos contribuintes gerou críticas e protestos das organizações pró-vida dentro e fora dos Estados Unidos.