Com ocasião do 150º Aniversário da fundação dos Salesianos por San Juan Bosco, o sacerdote de Turim empenhado na educação e evangelização dos jovens, os Salesianos da Espanha realizarão na próxima quinta-feira 29 um ato de inauguração do aniversário no Teatro do Colégio Salesianos Atocha, em Madri.
Conforme informou a província salesiana local, para o evento está prevista a presença e intervenção da Presidenta da Comunidade de Madri, Esperança Aguerre, e de representantes da vida religiosa e do mundo da educação, como D. Alejandro Fernández Barrajón, Presidente da Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER), e D. Manuel do Castro, Secretário Geral do FERE-CECA.
Depois das intervenções, o historiador salesiano Francisco Rodríguez de Coro pronunciará uma conferência sobre as origens e a fundação dos Salesianos. A projeção de um vídeo sobre a identidade e a missão da Congregação Salesiana e um número musical que relata um dos sonhos de São João Bosco, serão os outros momentos da velada.
O Provincial salesiano de Madri, Pe.. Luis Onrubia, fechará o ato.
Além de membros da Família Salesiana e educadores, assistirão representantes de distintas administrações, empresas e entidades com os que os Salesianos mantêm relações a favor da educação de meninos e jovens em colégios, centros de Formação Profissional e centros de inserção sociolaboral.
Na Espanha a Congregação Salesiana mantém 100 colégios, 36 centros de formação profissional, 103 centros juvenis, 92 paróquias e 24 centros de inserção socioeducativa, para atender a cerca de 120 mil meninos e jovens, com a colaboração e o trabalho de cerca de 13 mil professores e educadores.