O Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, Arcebispo do São Domingo (República Dominicana), qualificou de “vergonhosa para os Estados Unidos” a decisão do Presidente Barak Obama de levantar a proibição de conceder recursos federais à promoção do aborto nos países pobres.
O Cardeal disse que era “uma contradição política” que o novo Presidente norte-americano “decida abandonar ao Iraque, onde morreram tantas pessoas, e agora incentive a morte nos Estados Unidos e o mundo”.
“O senhor Barak Obama está errado radicalmente, assim tomara ele tenha tempo, oportunidade de refletir que esse não é o caminho de começar uma reconstrução moral dos Estados Unidos”, adicionou.
“Estados Unidos –disse o Arcebispo do Santo Domingo– não vai se beneficiar em absoluto desta medida, o que ele (Obama) está fazendo é afundando mais a moral do país”.
O Cardeal disse que esta medida terá “dramáticas conseqüências” na República Dominicana, porque “em nosso território existem muitas instituições que se dedicam a provocar o aborto e a matar crianças”; que em adiante receberão dinheiro federal norte-americano.
O Cardeal finalmente pediu aos dominicanos trabalhar “para que nossas crianças encontrem um ambiente sadio, um lugar onde possam viver tranqüilamente e que os acolha uma sociedade que os possa educar”.
Organizações que promovem o aborto em República Dominicana como “Pró-familia” e “Mulher e Saúde” assinalaram na sexta-feira que se dispõem a solicitar recursos às agências de cooperação dos Estados Unidos para impulsionar seus programas.