A Conferência Episcopal da Guatemala (CEG) emitiu um comunicado ao término de sua Assembléia Plenária Anual, no que lembrou aos fiéis e líderes em especial, que as ações diárias e o exercício do poder devem apoiar-se nos princípios cristãos e morais, como a defesa da vida e a dignidade da pessoa.

"Os princípios que devem guiar as ações cidadãs, começando por quem exerce o poder em qualquer âmbito são o respeito à vida, à dignidade e à liberdade das pessoas; a consciência de que os bens materiais estão ao serviço de todos; a veracidade nas palavras e contratos; o trabalho honesto como forma de obter o ingresso; e a busca do bem comum", expressou o texto.

Os bispos lamentaram o pouco respeito que tem a vida na Guatemala, manifestado nos contínuos assassinatos e o narcotráfico. Também lembraram que a crise financeira gerará problemas econômicos naquelas famílias que recebem remessas dos Estados Unidos.

Nesse sentido, assinalaram que os atentados contra a vida dentro e fora do país, assim como a crise financeira internacional, devem-se ao esquecimento "dos critérios morais na tira de decisões e na vida cotidiana", e que "fundamentam-se na dignidade da pessoa humana". Os prelados lembraram aos católicos que "a fé que temos em Cristo Jesus, Senhor da vida, nos exige cumpri-los".

Do mesmo modo, denunciaram a pobreza que vive a maioria de guatemaltecos e que exige "um chamado à solidariedade" para atender "aos mais pobres e vulneráveis", pois "não podemos aspirar a ser uma sociedade justa se não nos empenharmos em nos constituir em uma sociedade solidária". "A verdadeira paz se alcança combatendo a pobreza", recordaram.

O texto da CEG também se referiu à necessidade de acreditar em "a educação como um meio de construção de futuro", e convidaram "às comunidades educativas católicas a impulsionar o ensino do Manual de ‘Educação no Amor’, sobre a afetividade e a sexualidade" publicado no ano passado.

Finalmente, os bispos anunciaram para este 29 e 30 de janeiro o encontro internacional "Migrações e Paz", pela celebração em 2009 do Ano Santo Jubilar pelos 250 anos da dedicação da Basílica do Santo Cristo de Esquipulas; assim como a renovação do compromisso assumido da Grande Missão Continental, "ao nos declarar em estado permanente de missão e procurar os meios para vivê-lo".