Esta manhã a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou o programa da primeira viagem apostólica do Papa Bento XVI a África, continente no que visitará Camarões e Angola de 17 a 23 de março deste ano.

Na terça-feira 17 sairá às 10h do aeroporto romano Leonardo dá Vinci e chegará às 16h ao de Nsimalen, de Yaundé (Camarões), onde será recebido pelas autoridades locais.

Na quarta-feira 18 efetuará uma visita de cortesia ao Presidente de Camarões no Palais de l'Unité de Yaounde, encontrará-se com os bispos deste país na igreja Cristo-Roi na Tsinga (Yaoundé) e celebrará as vésperas com o clero local e os representantes dos movimentos eclesiásticos e de outras confissões cristãs na Basílica Marie Reine dê Apôtres (María Reina dos Apóstolos), onde pronunciará a homilia.

Na quinta-feira 19, na Nunciatura Apostólica, o Santo Padre se encontrará com os representantes da comunidade muçulmana do Camarões. Às 10h celebrará a Santa Missa com motivo da publicação do "Instrumentum laboris" da II Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, no estádio Amadou Ahidjo, sempre no Yaoundé. Às 16:30 se encontrará com os doentes no centro Cardeal Paul-Emile Léger e essa mesma tarde pronunciará um discurso ante os membros da II Assembléia Especial para África do Sínodo dos Bispos.

Na sexta-feira 20 se deslocará de Yaoundé a Luanda, capital de Angola, onde chegará por volta das 12:45 e após ser recebido pelas autoridades locais no aeroporto, visitará presidente da República no palácio presidencial de Luanda, onde mais tarde, às17:45 pronunciará um discurso ante as autoridades políticas e o corpo diplomático. Às 19h se encontrará com os bispos de Angola e São Tomé na capela da Nunciatura Apostólica de Luanda.

No sábado 21 às 10h Bento XVI celebrará a Santa Missa na igreja São Paulo de Luanda e às 16:30 se encontrará com os jovens no Estádio dos Coqueiros.

No domingo 22 celebrará a Santa Missa com os bispos do IMBISA (Inter-regional Meeting of Bishops of Southern Africa) na esplanada da Cimangola. Pela tarde, na paróquia Santo Antonio de Luanda, encontrará aos Movimentos Católicos para a Promoção da Mulher.

Na segunda-feira 23 às 10:30 voltará para Roma, onde chegará às 18h ao aeroporto Ciampino.