O Registro Civil informou que do total de casamentos registrados durante o ano passado, somente 21,08 por cento foram celebradas por sacerdotes, enquanto que 77,41 por cento se oficializaram ante um advogado e o 1,51 correspondem a matrimônios nacionais celebrados no estrangeiro.

O ano passado se realizaram em todo o país mais de 25 mil casamentos e se registraram um pouco mais de dez mil divórcios, 600 a menos que em 2007.

Com respeito às casamentos católicos, indicou-se que estes diminuem desde 1995. explicou-se que em 1980, de cada 100 matrimônios 77 se realizavam pela Igreja; pelo contrário, em 1995 só 52 de cada 100 foram celebrados por sacerdotes.

Segundo a imprensa, a Cúria Metropolitana lamentou esta situação e indicou que esta descida se deve à indiferença dos costa-riquenhos diante dos assuntos religiosos e o rechaço para compromissos perduráveis como o matrimônio.

"Se deve reconhecer que muitos casais preferem hoje assumir o matrimônio civil antes que o religioso pelo mau testemunho que viram em seus próprios lares", expressou a Cúria através de um comunicado, no que reafirmou que a importância do matrimônio religioso para o bem da família.