Ao apresentar este meio-dia a mensagem do Papa Bento XVI para a 43º Jornada Mundial das Comunicações Sociais, o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, deu a conhecer o lançamento de um novo canal em Youtube www.youtube.com/vatican no que se poderá apreciar cotidianamente ao Santo Padre e a atividade da Santa Sé.

Na conferência de imprensa o Pe. Lombardi explicou que o Centro Televisivo Vaticano (CTV) e Rádio Vaticano "faz algum tempo seguiram com atenção o desenvolvimento do mundo das comunicações sociais e viram a importância de colocar em Internet sua contribuição –imagens/som/texto– sobre a atividade do Papa e os eventos vaticanos. É uma evolução totalmente natural que corresponde à presença da Igreja no mundo".

Depois de explicar a evolução do trabalho que se veio realizando para chegar a este ponto, o sacerdote jesuíta assinalou que "agora que a produção de noticias é os suficientemente estável e está organizada a tradução de textos em um modo regularmente disponível em distintas línguas, podemos dar um passo ulterior, totalmente natural, no que oferecemos este serviço não só a um público essencialmente católico, mas também a um público mais amplo, virtualmente global".

Logo depois de assinalar que está convencido de que existem pessoas "atentas e sensíveis, interessadas nas mensagens, propostas, posicionamentos sobre os grandes problemas do mundo de hoje de uma autoridade moral de alto nível como o Papa, e em geral da Igreja Católica", o Pe. Lombardi precisa que a "eleição do Youtube como plataforma adaptada para estar presentes na rede, em um dos grandes 'areópagos' da comunicação do mundo de hoje, e estar presente com regularidade, permite oferecer uma fonte de referência atendível e contínua".

O Diretor da Sala Stampa precisou logo que o canal conterá noticia sobre a atividade do Papa e os eventos vaticanos que não ultrapassarão os 2 minutos e será atualizado cotidianamente (em média uma ou duas vezes ao dia) e se oferecerá em inglês, espanhol, alemão e italiano. Do mesmo modo, a notícia principal terá três links: Rádio Vaticano, o "Bolletino" da Sala Stampa da Santa Sé; e L'Osservatore Romano na língua respectiva.

Depois de comentar que "o lançamento de um canal como este é evidentemente o início de um caminho", o Pe. Lombardi precisa que "com a colaboração de Google podemos prever desenvolvimentos e melhoras para a oferta do conteúdo assim como no aspecto técnico".

Finalmente assinalou que "o Papa foi pessoalmente informado de nosso projeto e o aprovou com sua habitual gentileza e cordialidade. Isto é para nós um maior alento".

Para acessar a este novo canal da Santa Sé ingresse em: http://www.youtube.com/vatican