O Bispo da Sigüenza-Guadalajara e Presidente da Comissão de Migrações da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom José Sánchez, convidou aos católicos espanhóis a ser especialmente generosos com aqueles que se estão vendo afetados mais gravemente pela crise econômica e o crescimento do desemprego: os imigrantes.

Em uma carta pastoral com motivo da celebração no próximo domingo, 18 de janeiro, da Jornada Mundial de Migrações, Dom Sánchez afirma que "os imigrantes são pessoas como nós, que vieram a nosso país, em alguns casos reclamados por nós para que nos ajudem e assumam trabalhos para os que não havia trabalhadores espanhóis disponíveis ou dispostos, e em outros impulsionados pela necessidade, pela violência ou enganados pelas máfias que negociam com pessoas".

O Prelado advertiu que muitos deles se estão ficando sem trabalho, "geralmente em maior proporção que os espanhóis e com mais difícil cobertura por parte da família".

A respeito, o Bispo pediu aos católicos espanhóis realizar um esforço especial de caridade para ajudar a este grupo da população; e chamou à generosidade durante a jornada do domingo próximo.