Com a finalidade de que mil crianças com recursos escassos possam estudar no próximo ano, a Fundação Dequení lançou a Campanha de Bolsas de estudo Solidárias, cuja arrecadação se estenderá até janeiro de 2005.

Raquel Beltrán Sisa, da Fundação Dequení, destacou que no Paraguai existem 133 mil meninos e meninas que não acessam à educação inicial, quer dizer, desde pré-escola até terceiro grau.

Fontes da fundação informaram que este ano a campanha procura favorecer a mil crianças. A bolsa de estudo consiste em uma mochila com seus materiais escolares, o uniforme, a inscrição do menor na escola de sua comunidade e um permanente seguimento para ver como evolui durante o ano.

As mesmas fontes indicaram que a entrega das bolsas de estudo solidárias se fará em fevereiro, cada uma tem um custo de 41 dólares (250 mil guaranis) e pode ser doado em partes enquanto dure a campanha ou em uma só contribuição, aceitam-se cartões de crédito.

Atualmente a fundação conseguiu reunir 119 bolsas de estudo do Paraguai sendo 10 da Alemanha.

Uma das meninas favorecidas com a campanha anterior foi Francisca, de nove anos. Ela assiste à Casa Acolhida de Fernando de la Mora. Todas as tardes vai com sua irmã menor ao Dequení e nas manhãs ao colégio.

A Fundação Dequení é uma ação apostólica nascida do Movimento Schoenstatt e promove o acesso à educação para crianças de 5 a 9 anos, com a convicção de que só com a educação se pode sair da pobreza. Seu nome é formado com as primeiras sílabas da frase “Dejad que los niños vengan a Mí” (“Deixem que as crianças venham a Mim”).

As pessoas interessadas em colaborar com a Campanha de Bolsas de estudo Solidárias, ou em conhecer mais sobre esta fundação, podem acessar o site  www.dequeni.org.py