O Bispo de Tehuacán (Puebla), Dom Rodrigo Aguilar Martínez, pela festa da Virgem de Guadalupe no México e a Solenidade da Imaculada Concepção, assinalou que Maria "nos ajuda e motiva a incrementar a vivência do Advento".

"Estas festas da Virgem Maria não são parêntese no tempo do Advento, mas sim oportunidade para incrementar seu espírito, a preparação intensa a acolher a Jesus. Maria, Mãe da Esperança, é Mãe do Príncipe da Paz", assinalou o Prelado.

Ao refletir em torno do Mistério de sua Imaculada Concepção, Dom Aguilar precisou que esta celebração "é expressão de nossa fé nela, que esteve livre do pecado original do primeiro instante que começou a gerar-se no ventre de sua mãe, Santa Ana, gozando antecipadamente os benefícios da redenção de seu Filho, Jesus Cristo, e preparando-se para ser digna morada dela".

Do mesmo modo, ao referir-se à Virgem de Tepeyac, o Prelado afirmou que "o máximo presente da Virgem Maria de Guadalupe é nos trazer e nos entregar a seu Filho Jesus".

"Não é coincidência que se apareceu a Juan Diego precisamente em dezembro, no tempo do Advento, na espera esperançosa do Natal".

Finalmente, Dom Aguilar exortou aos fiéis a deixar-se guiar por Maria da Esperança neste tempo de Advento; e a preparar-se com um coração transformado para este Natal.

"Cresçamos na esperança e, certamente, na capacidade eficaz de nos reconciliar, de nos perdoar. Diminuamos as condutas de menosprezo e rechaço, aumentemos as amostras de carinho nobre e sincero, especialmente com os mais pequenos e débeis. Maria, Mãe da Esperança, sustente-nos para transformar nosso coração egoísta em um coração amável e bondoso", concluiu