Ao celebrar-se hoje a Festa da Virgem de Guadalupe, o Reitor da Basílica dedicada a esta advocação nesta capital, Dom Diego Monroy Ponce, pediu à Mãe de Deus sua proteção para o México e todos os mexicanos em meio da crise social e de violência que se vive no país atualmente.

Conforme informa o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), na Basílica de Guadalupe cheia por milhares de fiéis, Dom Monroy disse que "queremos, Mãe, um México mais justo, solidário e democrático; em paz e sem violência, onde a sã convivência e a busca destes valores sejam o motor que ponham em marcha a este país, a este continente".

"Hoje mais do que nunca, Senhora, te olhamos e invocamos. Olhe nossa pátria; pareceria que se desmorona, que se quebra em nossas mãos sem que nada ou quase nada possamos fazer", pediu Dom Monroy.

O Reitor da Basílica de Guadalupe assinalou também que "nossas ruas não são seguras, vivemos espantados, temos medo de sair, de jogar com nossas crianças nos parques, de ver caminhar a nossos jovens sem que estes sejam presas da droga, da violência, da corrupção, do crime organizado, dos seqüestros e de outros tantos males que nos afligem".

Na Eucaristia também se rezou pelas mães grávidas, os anciões, os abandonados, os presos, doentes terminais, os perseguidos, os órfãos e os migrantes.

SIAME também informou que durante toda a noite os peregrinos seguiram passando diante da imagem Sagrada da Virgem Morena do Tepeyac. As autoridades estimam a visita de mais de cinco milhões de pessoas durante as celebrações guadalupanas.