O Arcebispado do México expressou suas condolências à família da jovem Silvia Vargas, seqüestrada em 10 de setembro de 2007 e "covardemente assassinada" convertendo-se assim em "mais uma vítima da delinqüência no México".

Em uma nota de imprensa dada a conhecer pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México, o Arcebispado precisa que "este crime, perpetrado apesar das súplicas dos pais da Silvia e da sociedade inteira, escurece a centenária celebração da Virgem de Guadalupe em nosso país, entretanto, temos confiança de que ela já tem que gozar da amorosa presença da Maria e do feliz resplendor de Jesus, quem ressuscitará e premiará no final dos tempos a todos os justos".

Por eles, o "Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo do México, pede a todos os fiéis que rezem pelo eterno descanso da alma de Silvia Vargas e também para que chegue a seu fim a onda de violência  que no México se desatou há vários anos, e para que finalmente, impere a paz que é o fim primário da mensagem de salvação ao que aspira todo batizado".

A nota indica além que "a Igreja Católica, mais uma vez, externa sua obrigação de advertir a todos aqueles que incorrem neste tipo de crímes, que estão no caminho da condenação eterna de suas almas, pois com suas desumanas ações vêm demonstrando que dão as costas a Cristo e a sua amorosa mãe, a Virgem de Guadalupe, ao não ter a mínima caridade com suas vítimas, por isso ante o julgamento infalível e inevitável do Criador, tampouco terão a última oportunidade de salvação divina, que é a Misericórdia de Deus".

O pai de Silvia, Nelson Vargas, pediu a quem os apoiou logo após do seqüestro da jovem rezar por Silvia e respeitar a privacidade para seu duelo. Para amanhã sábado às 13h está prevista uma Missa no Panteão Francês de São Joaquin em sufrágio da jovem.