Ao receber ontem a meio-dia aos peregrinos da Baixa Áustria que levaram a Praça de São Pedro o abeto que a adornará em Natal, o Papa Bento XVI destacou que sua forma, "o verde e as luzes sobre seus galhos são símbolos de vida. Além disso, lembram-nos o mistério da Noite Santa. Cristo, o Filho de Deus, traz ao mundo confundido, frio e sem redenção em que nasce, uma nova esperança e um novo esplendor".

Depois de agradecer calorosamente o abeto de 120 anos e 33 metros de altura que adornará São Pedro e outras árvores obsequiadas por estes fiéis austriacos para adornar outros lugares do Vaticano, o Papa lembrou a rica tradição cristã da Áustria e assinalou que "deverá ser o empenho de todos os fiéis o que faça que no futuro este testemunho de Cristo permaneça para dar aos homens sustento e orientação em suas vidas".

Bento XVI comentou logo que esta árvore de Natal "será nas seguintes semanas, motivo de alegria para os romanos e para os muitos peregrinos de todas partes do mundo que virão Cidade eterna com ocasião da festividade do Natal de Cristo".

Logo depois de assegurar que poder ver a árvore e o presépio será motivo de alegria também para ele, o Papa sublinhou que "se o homem se deixa tocar e iluminar pelo esplendor da verdade vivente que é Cristo, experimentará uma paz interior em seu coração e se converterá ele mesmo em operário de paz em uma sociedade que tem tanta nostalgia de reconciliação e redenção".

Finalmente, Bento XVI expressou seus "melhores desejos para uma festa de Natal cheia de graça" e pediu aos peregrinos austriacos comunicar suas saudações "a suas famílias e a todos seus compatriotas. Asseguro-lhes minhas orações por suas famílias e por seu estupendo país. Confio-vos à intercessão de Maria, Padroeira da Áustria, e do Padroeiro da região, Leopoldo, que agora, como belíssima escultura, poderá sentir-se 'em casa' também em minha habitação. Que o Senhor proteja sua região e abençoe a toda Áustria!"