O Arcebispo da Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, pediu aos fiéis não reduzir o Natal a um “intercâmbio de presentes” e ter presente que “o centro insubstituível e único de nossas celebrações natalinas deve ser Cristo”.
Em sua Exortação Pastoral por Advento e Natal, o Arcebispo precisou que “não é possível reduzi-la a uma ocasião de compras extraordinárias, a um intercâmbio de presentes, a uma festa de crianças ou a um simples pretexto para celebrações profanas”.
Neste sentido, pediu aos cristãos “conceber o tempo de Advento como um caminho espiritual para o Natal que não se deixe aprisionar pelo clima consumista da época”.
O Cardeal Quezada lembrou que “o Advento é o tempo privilegiado para honrar a Maria, a mãe de Jesus, Maria está unida com laço indissolúvel à obra salvífica de seu Filho”.
Também explicou que tanto as pousadas como os nascimentos, que expressam a piedade popular guatemalteca, “permitem-nos uma boa preparação do Natal, sempre e quando se realizarem com verdadeiro espírito de piedade”.
O Arcebispo chamou os párocos a promover e impulsionar as pousadas “com adequadas celebrações da Palavra de Deus” para que ajudem a uma preparação cristã do Natal.
Além disso, pediu converter os nascimentos “em pequenos altares domésticos, em lugares de oração, de reflexão e de grande conteúdo espiritual”.
O Cardeal Quezada pediu aos guatemaltecos celebrar um Natal austero e sóbrio a “imitação de Cristo, que nasce, vive e morre insuficientemente” e lembrou que “o bom cristão jamais deve cair nas garras da sociedade de consumo”.
Para o Cardeal, “considerar os bens supérfluos como necessários e adquiri-los a toda costa, é uma nova forma de escravidão”.
“Que todos encontremos nesta celebração uma razão mais para ser conseqüentes com nossa fé na vida pessoal, familiar e social”, concluiu.