A revista Espaço Leigo considerou que a cerimônia de beatificação de Frei José Olallo Valdés “constitui uma das páginas mais belas, emotivas e transcendentes da história da Igreja Católica em Cuba”.

Em uma nota de imprensa, a publicação do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Havana agradece e felicita “a todas as pessoas e instituições que contribuíram ao êxito do evento”.

“Queremos fazer extensiva esta gratidão às autoridades civis da província e da nação. Apesar de que Camagüey foi criticamente afetada por dois eventos meteorológicos em datas recentes, isto não foi impedimento para que os preparativos da beatificação seguissem seu curso”, indica a nota.

Do mesmo modo, considera que a presença do Presidente Raúl Castro e de outros membros do Governo foi “significativa”. “Merece ser destacado o apoio das autoridades na organização do transporte para os peregrinos, na cobertura jornalística do evento e na retransmissão na televisão nacional, dois dias sucessivos, da cerimônia religiosa a pedido do povo”, adiciona.

Os leigos destacaram também o trabalho “de todos os bispos de Cuba porque -como foi habitual em todos estes anos- sentimos com muita força durante a cerimônia, o espírito de unidade inquebrável de nossa Igreja. Obrigado por ter a iniciativa de convidar aos pastores de nossos irmãos da diáspora”.

“Os membros da Igreja Católica que peregrina em Cuba queremos ver no clima de cooperação criado em torno este magno acontecimento um sinal de esperança. Acreditamos firmemente que o diálogo é o caminho para criar cenários de maior abertura e entendimento em nossa pátria. A cerimônia de beatificação do padre Olallo, eleva-se como um belo testemunho que nos diz que é possível caminhar juntos”, conclui a nota.