Os bispos mexicanos se  reunem desde a segunda-feira na 78º Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) que debate a renovação de suas estruturas.

Ao inaugurar a entrevista episcopal, o Presidente do Episcopado e Bispo de León, Dom. José Guadalupe Martinho Rábago, pediu enfrentar com decisão a renovação das estruturas que  tornem efetiva a união colegial dos bispos.

“Necessitamos certamente prudência para não proceder sem rumo e apressadamente, mas também fortaleza, valentia, confiança, generosidade, disponibilidade para não nos aferrarmos conservando instituições e formas de organização que vêm de um passado glorioso mas que talvez já não respondam às exigências do momento presente”, assinalou o Bispo.

Do mesmo modo, recordou que a espiritualidade de comunhão episcopal “significará para nós fechar a porta a qualquer estilo de relações que nos levará às suspeitas e provocará desconfianças, vai significar ser construtores de uma fraternidade que nos impulsione a acreditar mais no positivo do que ser propensos a confiar nos rumores”.