A agência vaticana Fides deu a conhecer que em um recente encontro em Suji, a Igreja na Coréia do Sul precisou que “continuar com as ajudas humanitárias” para os irmãos da Coréia do Norte é chave para conseguir a reconciliação dos dois povos.
O encontro, explica Fides, “forma parte de um itinerário contido no ‘Livro Branco pela Reconciliação’, programa por etapas delineado pela Comissão para prosseguir noaprogressiva re-aproximação a Coréia do Norte” e que “será publicado e difundido em 2009”.
Em sua intervenção, o Pe. John Kim Hun-il, representante do Comitê de ajudas humanitárias a Coréia do Norte, assinalou que a estratégia de evangelização para este país passa por “brindar ajudas humanitárias e cooperação para o desenvolvimento; estabelecer relações de amizade; realizar iniciativas comuns; celebrar os Sacramentos e anunciar a mensagem de Cristo, com vistas à reunificação dos dois povos”.
De outro lado, o Pe. Petr Im Eul-chul, assinalou que “o caminho chave para estabelecer relações cordiais com as autoridades civis da Coréia do Norte e para conquistar a confiança da população é o das ajudas humanitárias e a cooperação”.
De igual maneira, Fides assinalou que no encontro se elogiou “a iniciativa de abrir um novo ‘Centro de Serviços para a Paz’ em Pyongyang, com a presença estável de um irmão franciscano no Centro”.