Na Assembléia Plenária do Episcopado da América Central realizada na Santa Tecla (El Salvador), os bispos escolheram a Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, Presidente da Conferência Episcopal do Nicarágua; e a Dom Jorge Solórzano Pérez, Bispo de Matagalpa; como novo Presidente e Secretário Geral, respectivamente, do Secretariado Episcopal da América Central.
Segundo a nota de imprensa da Cúria Arcebispal de Manágua, a presidência exercida previamente por Dom José Francisco Ulloa Rojas, Bispo de Cartago (Costa Rica), terá uma duração de quatro anos.
Por outra parte o sítio Web LaPrensa.com informou que o porta-voz da Cúria Arcebispal de Manágua, Pe. Rolando Álvarez, expressou que “esta eleição é de algum jeito um apoio a todos os bispos nicaragüenses em sua missão pastoral e em seu serviço profético”.
Do mesmo modo, o Bispo de Granada (Nicarágua), Dom Bernardo Hombach Lütkermeier, assinalou que “a decisão dos bispos da Centroamérica é um reflexo da confiança que têm nas autoridades eclesiásticas da Nicarágua”.