A Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina, presidida pelo Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, reuniu-se na Casa de Governo com a Presidenta Cristina Fernández de Kirchner, no que foi o segundo encontro dos prelados com a mandatária.
No encontro, o Cardeal esteve acompanhado pelos duas Vice-presidentes do Episcopado argentino: Dom Luis Héctor Villalba, Arcebispo de Tucumán; e Dom José Maria Arancedo, Arcebispo de Santa; assim como pelo Secretário Geral, Dom Enrique Eguía Segui, Bispo Auxiliar de Buenos Aires.
Ao término da reunião que durou aproximadamente 40 minutos, o porta-voz do Episcopado, Pe. Jorge Oesterheld, informou que entre os temas se tratou “a exclusão e a pobreza que se vivem hoje no país, e também da situação internacional, mas não se trataram temas particulares devido a que, insistiu, solo foi uma ‘saudação protocolar’”.
Do mesmo modo, o sacerdote qualificou o clima da reunião como cordial e precisou que a relação entre Igreja e Estado “é sempre a mesma, porque a Igreja mantém sua autonomia em relação ao poder em geral”.
“Não há uma ‘distância’, como se coloca na imprensa, que a Igreja, não é a oposição, nem deve ficar nesse papel, nem tampouco no papel do oficialismo”, adicionou.
De igual maneira, o sacerdote indicou que os bispos “entregaram à mandatária uma cópia do documento ‘Para um Bicentenário em justiça e solidariedade (2010-2016)’”.
Finalmente, o porta-voz episcopal adiantou que “a Presidenta Cristina Fernández de Kirchner assistirá em 22 de dezembro próximo à Missa que os bispos celebrarão em Luján com motivo de cumprir-se 30 anos da mediação do Papa João Paulo II no conflito com  Chile pelo Canal Beagle, que estabeleceu a paz com o país irmão”.