A Conferência Episcopal da Índia condenou "de modo inequívoco" os ataques terroristas perpetrados ontem em Mumbai que causaram a morte de 100 pessoas e deixaram a outras 300 feridas, que definiram como "uma das piores tragédias humanas dos últimos tempos".
Em uma nota dada a conhecer pela agência italiana SIR, os bispos, precisa o porta-voz Pe. Babu Joseph, “rezam pelo descanso das almas das vítimas” e auspiciam "uma pronta recuperação dos feridos". Deste modo lembram a quem "estão tomados como reféns para que possam ser logo liberados".
O sacerdote, a nome do Cardeal Varkey Vithayathil, Presidente da Conferência Episcopal da Índia; e do Arcebispo Stanislaus Fernandes, Secretário Geral deste organismo; expressa seu "profundo pêsames" e sua grave preocupação por esta tragédia".
Dom Fernandes declara além que "os atentados terroristas em várias zonas de Mumbai, nas quais foram assassinadas pessoas inocentes, estrangeiras e políticas, são dos mais  graves atos de barbárie e devem ser condenados por todos com máxima firmeza. O terrorismo é um mal, e todos os que estão envolvidos nele atuam contra o fundamento mesmo da vida humana, que é sagrada aos olhos de Deus".
Os prelados também chamam os habitantes de Mumbai para que "mantenham a paz e a harmonia nesta hora de sofrimento e dor" e exortam ao Governo "a tomar medidas fortes e eficazes para controlar a ameaça do terrorismo na Índia".
Finalmente, indicam, “a violência não é mais aceitável como instrumento para conseguir um fim, por mais nobre que seja. Devemos adotar médios pacíficos para resolver as questões, único caminho para uma vida mais civil em nossa sociedade".