O Arcebispo de Valladoli, Dom Bráulio Rodríguez, assinalou que "em uma cultura como a cristã, o crucifixo não vai ferir ninguém" já que a Cruz é um sinal de "amor e paz", ao referir-se à sentença de um tribunal desta cidade que obriga a retirar o crucifixo de uma escola.
Em declarações a Rádio Vaticano recolhidas por Europa PRESS, o Prelado precisou que com esta sentença que vulnera a liberdade religiosa e é sinal de um laicismo cada vez mais radical, "qualquer símbolo religioso poderia ser suprimido e retirado de qualquer lugar" e pôs como exemplo a cidade de Bruxas, em Bélgica, "onde há esquinas, ruas e cruzamentos com pequenas imagens da Virgem, de Cristo e as pesoa não religiosa, não cristã, não se queixa disso".
Para o Arcebispo, a este passo se poderia chegar inclusive a um tempo em que os fiéis tenham que pedir permissão inclusive para dizer que acreditam em Deus e em Jesus Cristo. "Eu quero poder seguir mostrando os símbolos religiosos, porque me parece que também isto forma parte da liberdade religiosa que todos queremos", concluiu.