O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, alentou a todos a "trabalhar pelo verdadeiro exercício dos direitos humanos, a promoção de leis justas que defendem a dignidade da pessoa e favorecer a conformação de uma sociedade mais eqüitativa e solidária mediante um projeto educativo humanista".

 

Conforme informa ao Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o Cardeal lembrou em sua homilia da Missa de ontem "o testemunho de caridade e entrega dos mártires da perseguição religiosa no México", fazendo ênfase em "o exercício da caridade que cada católico deve executar com seus semelhantes para construir uma sociedade mais livre, democrática, igualitária e fraternal 'como projeto de salvação de Deus para a humanidade'".

 

Lembrando logo a mensagem de João Paulo II aos jovens em Toronto em 2002, o Cardeal Rivera  criticou aos que são incoerentes e embora fazer obras de caridade "seguem explorando e apoiando situações contrárias à justiça e à liberdade. O sul pobre julgará ao opulento norte, e os povos pobres e nações pobres julgarão aos que lhes arrebatam estes bens, acumulando para eles o monopólio imperialista do predomínio econômico e político a gastos de outros".

 

Do mesmo modo, o Cardeal mexicano precisou que no juízo Deus verá quanto cada um viveu o amor e indicou que "o que se faz com um destes pequenos necessitados se faz com Deus. O que fazemos aos pobres, aos mais pequeninos, aos famintos, estrangeiros, doentes, encarcerados, aos que têm frio é o que conta para a felicidade completa que tanto desejamos".