O Cardeal Arcebispo de Toledo, Antonio Cañizares, assegurou que "estamos padecendo uma verdadeira enfermidade em nossa sociedade pela debilitação, quando não destruição da família, que junto com a Igreja, são obstáculos a derrubar para impor o novo projeto de homem e de sociedade que certamente não tem futuro, porque, no fundo, resulta ser um projeto que destrói ao homem".

 

"Sei que vão me criticar, mas não interessa, porém nossa sociedade está doente, muito doente e não podemos ocultá-lo: aí temos o crime abominável do aborto; embora neste ponto, por que não dizê-lo? acendeu-se uma pequena luz em nossos dias no país irmão do Uruguai", afirmou o Cardeal durante sua homilia.

 

A seu juízo, "o aborto é como o ponto emblemático que põe de relevo a enfermidade que padecemos; junto a ele, outros atentados contra a vida: eutanásia, experimentação com embriões, utilização dos mesmos para interesses, no fundo econômicos".

 

"Não são generalizáveis, certo, mas não são fatos isolados nem isoláveis do que nos está acontecendo, o que aconteceu a propósito de uma memória da que foi a casa de Santa Maravilhas, ou a sentença de supressão em um colégio de Valladoli dos crucifixos, e outros fatos, nos que se denota uma cristofobia que, em definitiva, é ódio de si mesmos", argumentou.

 

Por outro lado, apontou que "são tempos duros e difíceis os que atravessamos, e ninguém pode prever nem aventurar o que poderá trazer o futuro. À situação de grave crise econômica com todas suas seqüelas e companhias, unem-se outras crises mais profundas, das que a econômica é um reflexo visível, mas não a mais importante: crise de sentido da vida, crise humana, moral ou de valores universais".

 

O Arcebispo lamentou que se queira "impor uma nova cultura, um projeto de humanidade que comporta uma visão antropológica radical que muda a visão que nos dá identidade e nos configura, recebida deosnossos antecessores. No fundo o esquecimento de Deus, que é esquecimento e negação do homem, embora não se queira reconhecer. Tudo isto conduz e nos está fazendo padecer uma verdadeira situação patológica".

 

Mais de 6.000 fiéis se congregaram hoje na Catedral de Toledo, para assistir à a Santa Missa, na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, em que o Cardeal Cañizares renovou a consagração da Arquidiocese de Toledo ao Sagrado Coração de Jesus.