Na próxima quarta-feira 26 de novembro às 11:30 (hora local) na Casina Pio IV, sede da Pontifícia Academia das Ciências, realizará-se a cerimônia de inauguração da nova instalação fotovoltaica do teto aSala Paulo VI no Vaticano, como uma iniciativa concreta para a "defesa do meio ambiente", conforme explica um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé.
Com este projeto, os dois mil e 400 módulos que constituem a instalação substituem aos painéis de concreto e reproduzem "a dimensão das telhas originais previstas no projeto do arquiteto Pier Luigi Nervi. Cumprem uma dupla função: passiva, protegendo o edifício da radiação, e ativa, convertendo a energia solar em eletricidade".
Nesta cerimônia intervirão o Cardeal Giovanni Lajolo, Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Pier Carlo Cuscianna, Diretor dos Serviços Técnicos do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Livio De Santoli, da Universidade La Sapienza de Roma, Frank Asbeck, Presidente de Solar World, AG e o prêmio Nobel de Física, Carlo Rubbia.