Nesta segunda-feira 24 de novembro 188 mártires japoneses serão beatificados na cidade de Nagasaki "É algo sem precedentes e por iniciativa dos bispos do Japão", indicou o Arcebispo desta cidade, Dom Joseph Mitsuaki Takami.
Conforme informa AFP, o Prelado explicou que esta iniciativa começou com a visita de João Paulo II em 1981 ao Japão. "Os novos beatificados são quase todos leigos e japoneses, há mulheres e crianças e poucos religiosos, quatro padres e uma monja", explicou o Arcebispo.
Os 188 novos beatos foram executados entre 1603 e 1639 sob o "shogunato" (governo militar) dos Tokugawa, que proibiram o Cristianismo por considerá-lo um "elemento de influência ocidental e um perigo para a ordem social e religiosa".
O primeiro da lista é o sacerdote jesuíta Pierre Kibe, ordenado em Roma em 1620 antes de voltar para o Japão e ter que celebrar em segredo. Capturado, foi torturado durante 10 dias até que morreu.
"As investigações sobre estes beatos duraram mais de 15 anos. O processo canônico se abriu em 1996 e o Papa Bento XVI promulgou o decreto de beatificação em 1 de junho de 2007", indica a agência.