O Presidente da Conferência Episcopal da Bolívia e Arcebispo da Santa Cruz da Serra, Cardeal Julio Terrazas, assegurou que os bispos insistem em propor o diálogo para “curar as feridas” e obter “uma reconciliação nacional”.
De Roma, onde os bispos bolivianos realizaram sua visita ad limina, o Cardeal declarou à agência vaticana Fides, que os prelados “depois de ter estado com todos os colaboradores do Santo Padre e de ter estado com ele pessoalmente, sentem satisfação, uma grande alegria e também um renovado espírito para seguir servindo às nossas Igrejas na Bolívia”.
Sobre a situação atual da Bolívia, o Cardeal Terrazas explicou que “as tensões existem em todas partes e as tensões crescem quando há também que fazer mudanças. Precisamente a Bolívia se encontra neste momento em uma situação de mudanças profundas para poder realizar-se como pátria para todos”.
“Isto nos leva aos Bispos a realizar contínuas chamadas para que tudo se faça dentro da calma, sem violência, sem ódios sem rancores. Esta é a chamada que estamos fazendo constantemente, pedindo a todos que sejam capazes de dialogar de curar as feridas para uma reconciliação nacional”, indicou.
Segundo o Cardeal, graças aos acordos alcançados ultimamente de convocar um referendum e antecipar as eleições “evidentemente apaziguou um pouco os ânimos mas como tudo o que se assina, terá que esperar a ver se der os frutos que todos esperam. Estamos agora mesmo à espera disso e com a esperança de que não volte tudo para começar desde zero pois seria fatal para todo o país”.
O Cardeal Terrazas  precisou que entre os principais desafios da Igreja no país se deve “seguir insistindo na construção de um Reino que seja de justiça e de paz apoiado na verdade e no amor e que leve a todos para a liberdade porque isso é o sinal mais claro da presença do Reino de Deus em nossa terra”.