Em um discurso dirigido a sete Academias Pontifícias, o Papa João Paulo II recordou como a Igreja "em dois mil anos de história tem percorrido de tantas formas o caminho da beleza" e impulsionado, inspirado e acompanhado à arte e os artistas em campos tão diversos como a arquitetura, escultura, pintura, miniatura, música, literatura e teatro.      

"A humanidade poderia hoje -pergunta-se João Paulo II- gozar de um patrimônio artístico tão vasto se a comunidade cristã não tivesse animado e sustentado a criatividade de numerosos artistas propondo-lhes como modelo e fonte de inspiração a beleza de Cristo, esplendor do Pai?".

O Papa agradeceu aos artistas por suas obras e os convida a "promover um novo humanismo cristão" que possa ser "itinerário de diálogo e paz entre os povos".

As sete Academias Pontifícias celebraram hoje sua nona sessão pública a qual assistiram diversos cardeais, bispos, embaixadores, sacerdotes, religiosos, além dos presidentes desses organismos.

A mensagem papal foi lida pelo Arcebispo Leonardo Sandri, substituto para Assuntos Gerais.

O Papa escreveu que o tema do encontro deste ano, "Via pulchritudinis", é um "itinerário privilegiado para o encontro entre a fé cristã e a cultura de nosso tempo".

A reunião terminou com a entrega do prêmio anual das Pontifícias Academias à abadia beneditino de Keur Moussa no Senegal e a Medalha do Pontificado à Escola Cinematográfica italiana "Ipotesi Cinema". A mesma medalha foi  outorgada ao Coro Inter- universitário de Roma.