O Presidente do Concílio Plenário da Venezuela, Dom Ovidio Pérez Morales, exortou aos venezuelanos a exercer seu direito ao voto nas eleições regionais do domingo porque "não podemos esperar a que nos consertem o país, temos que consertá-lo todos nós através da participação".
Em declarações a União Radio, o também Bispo Emérito de Los Teques lembrou o documento da última assembléia da Conferência Episcopal em outubro que insistiu na obrigação moral de ir às mesas eleitorais.
"Nesta circunstância nacional na qual as eleições têm um caráter muito particular e atípico porque não só se trata de escolher bons candidatos, mas está em jogo algo a mais e isso foi o que disse a exortação do Episcopado e esse algo a mais é o futuro deste país como uma nação democrática, tolerante e pluralista, ou um projeto comunista como o do socialismo do século 21 que fracassou já no século passado", explicou.
O Prelado precisou logo que "se todos forem bons, vote pelo melhor, se todos forem maus vote pelo menos mau, e se todos são piores, vote pelo menos pior, mas vote, porque depois não há lamentações".
Sobre as agressões às Igrejas em Barinas, Dom Pérez Morales lamentou o fato e assinalou que os atos violentos contra a instituição religiosa, "isso é inédito na história da Venezuela, os insultos, agressões e ameaças e isso também é bom tê-lo presente na hora de umas eleições".
"Este país não pode ser de um grupo só, dividido pela metade, mas sim dos venezuelanos", destacou o Bispo.