A Conferência Episcopal do Nicarágua iniciou nesta segunda-feira no povo de São Rafal do norte, na cidade de Jinotega as reuniões para analisar a realidade sócio-política do país, depois das irregularidades que denunciassem das eleições municipais de domingo 9 de novembro.
Conforme informou o jornal La Prensa, os bispos reunidos analisam a problemática nacional pelas eleições municipais que os próprios bispos indicaram que "estão em interdito". Em um comunicado que publicaram integralmente pelo Novo Jornal, os prelados denunciaram algumas irregularidades do processo eleitoral como “a supressão de representantes jurídicos de partidos políticos, retardamento de processo para outrogar títulos de eleitor, a não entrega a tempo de muitos títulos, a não acreditação de observadores nacionais e internacionais, o encerramento cedo das Juntas Receptoras de Votos (JRV)”; entre outros.
Ao culminar na quarta-feira a reunião Episcopal, os bispos retornarão à cidade de Jinotega onde concelebrarão uma Eucaristia e renovarão a consagração de Nicarágua ao Imaculado Coração de Maria.