Diante da Cúpula de Líderes do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) que se realizará esta semana no Peru, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, destacou a importância da família em qualquer empresa econômica.
“Se não haver uma família bem constituída, os negócios são muito complicados”, expressou o Cardeal e lamentou que o tema familiar não esteja incluído na agenda da reunião da Apec em Lima.
Em seu programa radial “Diálogo de Fé”, o Arcebispo lembrou que a origem da crise que afeta a tantas economias no mundo, radica em um tema moral mais do que econômico.
O Arcebispo assinalou que se necessita uma revolução para que desperte a consciência moral de cada um e considerou que  “se isto o fizermos da família estamos semeando um futuro de esperança, serenidade e paz”.
Neste contexto, alentou aos católicos a ter esperança e motivar-se para esforçar-se, educar bem aos filhos, melhorar e pedir perdão a Deus pelas faltas pessoais.  “Tudo isto da esperança tem que ver com Jesus, um personagem atual em nosso lar, em nossa vida e em nossas decisões. Não falemos d'Ele como se for apenas um personagem histórico, mas sim como um personagem real que está ao nosso lado”, indicou.
Sobre este tema, o Arcebispo de Lima lembrou o testemunho do Cardeal vietnamita Francois Van Thuan quem esteve preso treze anos no Vietnã e apesar de viver em meio de violência, maus tratos, enfermidades, insultos e blasfêmias de seus captores, encontrou a Jesus Cristo em meio dessas adversidades.
 “Se houver coisas que nós não gostamos e acontecem, rezemos, demos o exemplo e procuremos ter mais coragem, mas não vejamos a vida entre fazer o bem ou a comodidade”, adicionou.