O Papa João Paulo II assinalou hoje que o desafio da vida consagrada é "fazer Cristo presente no mundo mediante o testemunho pessoal" e para isso "podemos nos inspirar" na Eucaristia.

O Santo Padre recebeu esta manhã as participantes do XIII Capítulo Geral das Carmelitas Missionárias Teresianas, cujo fundador é o beato Francisco  Palau i Quer, lideradas  pela Irmã Luisa Ortega Sánchez, recém eleita Superiora Geral.

O Papa assinalou que recordou a toda a Igreja “o caráter central e insubstituível da Eucaristia para a vida cristã, para ser fiéis à vocação à santidade”.

“Recordo-vos isso também agora, seguro de que, por vossa tradição comtemplativa teresiana, compreendereis muito bem e poreis este Santíssimo Sacramento como eixo da vida espiritual e inspirador de todo projeto apostólico e missionário. Com efeito, nele encontramos a Cristo e, portanto, é ponto de encontro privilegiado para as almas apaixonadas por Ele", indicou.

Dirigindo-se às carmelitas, O Papa precisou que "como diz o lema capitular, trata-se de impulsionar em todas suas irmãs uma verdadeira 'paixão pela Igreja: Deus e os próximos', para que cada comunidade enriqueça a própria igreja particular e faça visíveis as maravilhas de Deus 'com a linguagem eloqüente de uma existência transfigurada, capaz de surpreender o mundo'".