“O Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, ao vetar quase em sua totalidade a lei que pretendia despenalizar o aborto, converteu-se em um exemplo de honestidade e coerência, frente às pressões abortistas, partidárias da morte dos mais indefesos”, assinalou hoje a Presidenta da Federação Pró-vida da Espanha, Alicia Latorre.
“Sua atitude é honesta no sentido de honrada e razoável. Honrada, porque com sua decisão foi fiel intelectualmente à defesa da vida que defendeu como médico. Também é razoável, porque sabe, como ensina a ciência, que a vida começa no primeiro momento da concepção, e que interromper uma vida é um crime que danifica de uma vez e muito gravemente à sociedade”, precisa.
Latorre precisa logo que “salvo alguns aspectos do capítulo I da lei contrários à ordem natural que não se vetaram, a Federação Pró-vida celebra esta vitória do direito à vida, porque as atitudes de honradez intelectual e coerência política terá que as felicitar. Uma pessoa como Tabaré Vázquez que defende a vida em meio de uma cultura contrária, merece admiração e nosso mais sincero apoio”.
Da Espanha, aonde atualmente o PSOE alenta uma lei que liberalize por completo o aborto e aonde os ativistas pró-vida estão fazendo frente a esta tentativa por ampliar irrestritamente esta forma de infanticídio, "pedimos aos representantes uruguaios valentia para defender a vida e para procurar medidas de ajuda que nunca atentem contra a vida e sua dignidade”.