A plataforma Direito a Viver (DAV), pertencente ao Hazteoir.org, encenou este meio-dia "o drama e o negócio do aborto", representação com a que se denunciou como "a liberdade da mulher para dispor de uma alternativa ao aborto está ameaçada pelos interesses da indústria do aborto", quando na Espanha se iniciou o debate de uma lei que ampliaria esta prática infanticida.
Conforme informa Hazteoir.org, esta iniciativa "despertou um grande interesse em numerosos meios de comunicação  e que se saldou com um grande êxito de participação cidadã".
Na mesma, explica o jornal El País, pôde-se apreciar a três mulheres que simulavam estar grávidas do Presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, da Ministra da Igualdade, Bibiana Aído, e da Presidenta da subcomissão, Carmen Calvo, quem ia a uma clínica abortista em que um homem com um manto preto, vestido como o personagem da morte, informava-lhes de seu "direito a decidir" e lhes pedia não esquecer-se de "passar por caixa". Antes de tomar a decisão, aparecia uma mulher envolta em um lençol branco, que representava a vida, e lhes informava das ajudas que podiam receber elas e seus filhos.
DAV segue exigindo que a Subcomissão do parlamento funcione com "total transparência e que os cidadãos possam seguir os debates e os comparecimentos dos peritos pelo Canal do Parlamento e pelo Jornal de Sessões e não por filtrações interessadas e parciais do partido do Governo".