O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco, pediu à Virgem da Almudena interceder pelas pessoas que sofrem as conseqüências da crise econômica mundial, que se desatou pela “crise de consciência moral e espiritual”.
Durante a Missa pela festividade desta advocación Mariana, o Cardeal assinalou que a “maternidade da Virgem” se necessita com nova urgência, pois a capital espanhola “também sofre as conseqüências da crise da economia”, como são o aumento do desemprego e as dificuldades “de muitas famílias para fazer frente aos gastos”.
O Cardeal de Madri chamou os fiéis e às pessoas de boa vontade a dar uma “resposta de amor fraterno, realista e comprometida” para apoiar a quem necessita ajuda.
Em sua homilia, o Arcebispo também denunciou o mal da solidão, que embora seja uma situação própria da condição humana de todos os tempos, paradoxalmente se vive em um mundo cada vez mais interligado.
“Os homens de hoje conhecemos muito bem o mal e a tristeza da solidão, são muitas as pessoas de nosso entorno que vivem sozinhos, que morrem em solidão física e, o que dói mais, em solidão espiritual em uma sociedade onde o individualismo egoísta triunfa”, assinalou
Nesse sentido, o Cardeal Rouco qualificou à solidão como um dos maiores males de nosso tempo. Indicou que este mal o sofrem especialmente os imigrantes, os filhos de pais separados, os doentes, os anciões e “as mães que querem conservar as vidas de seus filhos não nascidos e lutam por eles”.